fbpx

O que são os 4P’s de Marketing?

Qual a importância de um Plano de Negócios?
30 de Setembro de 2017

O que são os 4P’s de Marketing?

 
 
 
Duis dignissim mi ut laoreet mollis. Nunc id tellus finibus, eleifend mi vel, maximus justo. Maecenas mi tortor, pellentesque a aliquam ut, fringilla eleifend lectus. Maecenas ultrices tellus sit amet sem placerat tempor. Maecenas eget arcu venenatis, sagittis felis sit amet, dictum nisl. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Phasellus vitae vulputate elit. Fusce interdum justo quis libero ultricies laoreet.
 

Produto, Preço, Praça, e Promoção é uma das ferramentas básicas para traçar estratégias eficientes de marketing na sua empresa. Os 4 Ps são como um coral onde cada pessoa possui uma habilidade específica, mas o que atinge o público e faz a coisa funcionar de verdade é a coordenação entre todas as partes. Da mesma forma, os 4 Ps precisam estar sempre alinhados e equilibrados entre si.

Mas, afinal, o que cada P significa?

Produto – O que?
O produto é o que será ofertado para seu cliente. Ele é o conjunto de diversos fatores, que podem ser físicos, como embalagem, tamanho, cor e etc, ou abstratos como os benefícios que seu produto oferece e o valor você quer que o público dê a ele.

Preço – Quanto?
O preço é o valor que será oferecido pelo seu produto. Procure referências e entenda o preço da concorrência, pois o preço é o gerador de receita, mas precisa ser atrativo para o público.

Praça – Onde?
A praça representa os lugares em que seu produto será ofertado. Será em loja física ou virtual? Onde estão seus concorrentes? A praça precisa ser muito bem analisada, pois a segmentação de mercado do seu produto está diretamente ligada à ela.

Promoção – Como?
A promoção, ao contrário do que se pensa, é uma idéia diferente de liquidação, trata das estratégias de divulgação do produto: Como, quando e onde é melhor anunciar o seu produto? Como fazer com que seu cliente se lembre de você?

Os 4 Ps do marketing são uma das ferramentas utilizadas na elaboração do plano de marketing, que é o projeto mais vendido pela Business Consultoria.

O Plano de Marketing é um excelente aliado para possuir uma visão ampla do negócio, minimizar possíveis problemas ao longo da sua trajetória no mercado, obter claramente o perfil dos clientes, definir os concorrentes diretos e indiretos, além de traçar planos de ações para orientar o gestor em suas ações, principalmente as de marketing. Em outras palavras, o plano de marketing é um instrumento de gestão indispensável para o gestor traçar suas estratégias de marketing.

 

E você? Como avalia o marketing da sua empresa?

 

Sempre há o que aperfeiçoar! Fale com a gente, podemos te ajudar!

 

Os comentários estão fechados.